NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Canal de Pereira Barreto. Foto Everaldo Gatti.
publicidade

CANAL DE PEREIRA BARRETO

Um dos maiores, senão o maior canal fluvial artificial do mundo, com quase 9.600m de escavação e 13.600m de comprimento e 50m de largura, está localizado em Pereira Barreto, na foz do rio Tietê.

publicidade

O canal serve para competições, para o transporte através de chatas e barcaças, além de levar as águas do rio Tietê para o rio Paraná.

Os pescadores fazem a festa ali com a captura do tucunaré.

Pereira Barreto tem o charme de uma natureza preservada, estando localizada no extremo noroeste do Estado, próxima à divisa com Mato Grosso do Sul, numa região belíssima, esperando a sua visita.

SUZANÁPOLIS

Uma das mais graciosas cidades de pequeno porte, Suzanápolis (SP) está localizada na região Noroeste do Estado, e seus atrativos e seus eventos atraem turistas o ano inteiro.

Suzanápolis

     A cidade também possui 110 km de estradas rurais, que proporcionam excelentes passeios de bicicleta.     Há trilhas rurais com fauna e flora, belezas naturais, e muita adrenalina, como foi mostrado no Salão São Paulo de Turismo.

Você pode ter surpresa em cada canto da “Casa de Momentos”, propriedade do artista Antônio Carvalho, o popular ‘Nenzinho’, que recebe pessoalmente os visitantes e mostra a sua casa de material totalmente reciclável. É, realmente, muito interessante o que se vê ali.

LENÇÓIS PAULISTA

Uma das cidades do Centro Oeste Paulista é Lençóis Paulista, dona da maior biblioteca do nosso Interior e também conhecida como a ‘Cidade do Livro’. Hoje, ostentado o título de ‘Município de Interesse Turístico’.

O seu nome veio de um rio local cujas espumas brancas se assemelhavam a lençóis. Está a 285 km da capital, na região de Bauru.

Entre as suas atrações turísticas destacam-se o Museu Alexandre Chitto, a Vinícola Casagrande, o Sítio Rocinha, a Casa de Cultura, o Espaço Cultural e a Biblioteca Orígenes Lessa.

Entre os eventos destacamos o “Freestyle Motocross”, realizado no recinto de exposições, onde ergueram rampas de 19 metros de distância para as manobras radicais dos profissionais da modalidade.

CENTRO OESTE PAULISTA

Com os esforços e orientação do Sebrae-SP foi formado um circuito turístico, que era um Núcleo há mais de uma década, mas que, porém, nunca tinha saído do papel.

Agora, a todo vapor, vemos a importância do “Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista”. As cidades inicialmente congregadas são: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.

Praia das Palmeiras, em Iacanga, recebeu verba e vai ser incrementada.

O Sebrae-SP daquela região (o qual parabenizamos) também lançou um Catálogo de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato, com informações incluindo passeios, gastronomia e serviços gerais.

Há roteiros turísticos com doze dias de passeios pela região, onde você pode curtir a sua cultura, história e as invejáveis belezas naturais.

NOVO HORIZONTE

Esta cidade se localiza na região norte do Estado e distante 410 km da capital paulistana.

Belo exemplar de Sibipiruna, em Novo Horizonte

Para ser reconhecida como cidade de interesse turístico formou o seu “Núcleo de Turismo de Novo Horizonte e Região”, adotando a sigla: “Nucleotur”, esperando colher bons frutos com brevidade.

Com uma população amável e acolhedora, a cidade de Novo Horizonte está certa de contar com serviços receptivos que podem ser prestados pelas Agências de Turismo locais para os passeios regionais, a começar por sua caprichada Fonte Luminosa.

Comentários
Compartilhe