Ampliação da eclusa de Ibitinga  tem nova detonação de rocha nesta quarta (27)

publicidade

O Departamento Hidroviário, programa para a tarde desta quarta-feira (27), a partir das 16h30, uma nova detonação de rocha para ampliar o canal da eclusa de Ibitinga, na Hidrovia Tietê-Paraná. A explosão faz parte da obra que tem o objetivo de dar mais agilidade no transporte de cargas em São Paulo.

Nesta etapa, serão usados 340 kg de dinamite para remover 5 mil toneladas de rocha. De acordo com o José Reis, superintendente do Departamento Hidroviário, após concluída, a obra fará com que as embarcações atravessem a eclusa com mais facilidade e segurança para a navegação. “Este investimento faz parte de um conjunto de ações do Governo Paulista para reforçar ainda mais a importância da hidrovia no sistema logístico de São Paulo e do Brasil”, afirmou.

publicidade

Ainda segundo ele, estão em andamento também, na Hidrovia Tietê-Paraná, os estudos para o início das obras do Canal de Nova Avanhandava e também de proteção da ponte na SP 333. As duas, com investimento total de R$ 350 milhões. Além disso, em breve, a Hidrovia contará com um Plano Diretor.

As obras para ampliação do canal de montante da eclusa de Ibitinga recebem investimentos de quase R$ 10 milhões e a previsão de término é maio deste ano. Esta é a terceira detonação de rocha no local, a primeira foi feita no dia 17 de junho do ano passado.

Balanço 2020 

Apesar da pandemia, a movimentação de cargas na Hidrovia Tietê-Paraná, em todo o ano de 2020, foi de 2,1 milhões de toneladas. Os principais produtos foram: Soja, 600 mil toneladas; Milho 650 mil toneladas e Cana de Açúcar, 600 mil toneladas.

Em 2019, foram transportados 2,5 milhões de cargas.

Já para este ano, de 2021, a previsão é um crescimento de 10 a 15% em relação a 2019.

Comentários
Compartilhe