Aplicação possibilita rastrear origem e destino da madeira oriunda das florestas brasileiras

publicidade

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou ontem, 15 de dezembro, seu mais novo sistema: o DOF+ Rastreabilidade, que é a versão atualizada do Documento de Origem Florestal (DOF) e será utilizado pelos órgãos ambientais e por quem explora, transforma, comercializa transporta e armazena produtos florestais.

Trata-se de um ambiente online que possibilita a emissão de licença obrigatória para o transporte de produtos florestais de espécies nativas do Brasil e o acompanhamento de estoques de transformações de produtos.

publicidade

Com essa nova tecnologia, será possível estender a rastreabilidade por toda a cadeia produtiva, abrangendo não só as áreas de exploração, como também as serrarias, comércios e consumidores de matéria prima florestal.

O sistema proporciona uma série de benefícios que vão do controle mais eficaz da cadeia de custódia, a um maior poder de investigação nos trabalhos de inteligência, passando pelo atendimento das exigências de clientes externos em relação à origem legal dos produtos brasileiros exportados.

O DOF+ Rastreabilidade também vai contribuir no combate ao desmatamento ilegal e para uma maior precisão nas análises requeridas para o comércio de espécies protegidas ou ameaçadas de extinção. A ferramenta disponibiliza um conjunto de painéis analíticos contendo os relatórios operacionais que vão subsidiar ações fiscalizatórias e apoiar a gestão do controle florestal em nível nacional.

Parceria tecnológica
O sistema foi desenvolvido em parceria com o Serpro, que trabalharam para promover o salto tecnológico na gestão ambiental do Ibama representado pelas diversas soluções entregues para a sociedade nos últimos anos.

Da floresta à sua casa
Para João Pessoa, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, os avanços trazidos pelo DOF+ Rastreabilidade para a gestão florestal fazem parte de um processo de modernização que permitiu ao Brasil ser hoje reconhecido como como o país com os melhores sistemas de controle de madeira nativa do mundo.

Ele explicou que o DOF+ proporciona um código de rastreio que vai acompanhar o produto da extração até o consumidor final. Dessa forma, o consumidor que for comprar um deck de madeira, por exemplo, poderá exigir do comerciante um produto que seja fruto de um plano de manejo específico e de uma região ou produtor específicos.

Ao final de sua fala, João Pessoa fez um apelo ao mercado pela promoção do consumo consciente. “Nós estamos disponibilizando ferramentas tecnológicas que podem ser trabalhadas em campanhas de consumo consciente para a compra de madeira com origem sustentável. Agora é trazer o consumidor para a defesa de uma produção sustentável, favorecendo o setor produtivo, os órgãos de controle e toda a sociedade”,

O evento foi realizado de forma remota e transmitido pelo canal do Serpro no Youtube.

Comentários
Compartilhe