Índice de Desenvolvimento Sustentável vai avaliar os 645 municípios paulistanos

publicidade

O estado de São Paulo será o primeiro do país a contar com uma plataforma de monitoramento de todos os seus municípios segundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades — SP (IDSC-SP) será lançado na próxima quarta-feira (7.12), às 17h, em evento online e gratuito.

Por meio de 100 indicadores, a ferramenta identifica os desafios e avanços dos municípios paulistas no cumprimento da Agenda 2030, cobrindo as diversas áreas de atuação da administração pública. É também uma resposta ao desafio de municipalizar as metas e objetivos acordados em âmbito global, uma plataforma única onde cada cidade pode acompanhar seus desafios e prioridades para avançar na pauta. 

publicidade

O IDSC-SP permite uma série de análises que incluem e vão além dos limites municipais. É possível, por exemplo, verificar os dados de cada uma das 645 cidades do estado de São Paulo, estabelecer recortes geográficos mais amplos, como as regiões metropolitanas ou, ainda, agrupar e comparar os municípios de acordo com aspectos demográficos, sociais e ambientais, entre outros. 

O índice das cidades paulistas é resultado de uma ação conjunta entre o Coletivo 660, Ação Educativa e Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), e acontece no âmbito do projeto Inovação, desenvolvimento e resiliência para as políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020-2030), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.


Além do desenvolvimento da ferramenta, que permitiu identificar os desafios relacionados às dinâmicas dos principais temas para o estado, o projeto promoveu o encontro entre pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, entidades e organizações. Dessa forma, foi possível mapear alternativas, propostas e eixos estruturantes para o modelo de desenvolvimento adotado no estado de São Paulo.

Comentários
Compartilhe