Projeto de Lei denomina “Escrivão de Polícia Alfeu Rodrigues” a Delegacia de Dois Córregos

publicidade

Projeto de Lei de iniciativa do deputado Helinho Zanatta – (PODEMOS), que tramita pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, denomina “ Escrivão de Polícia Alfeu Rodrigues” a Delegacia de Polícia do município de Dois Córregos.

Frontal da antiga delegacia que foi demolida

 O prédio da delegacia de polícia de Dois Córregos que fica na Praça da República está sendo construído pela empresa   Spenge Construtora Ltda, de São Paulo,  e o custo a obra  passa de  R$ 3.5 milhões.

publicidade

O deputado Helinho Zanatta, autor da propositura,  é empresário do agronegócio já foi  prefeito de Charqueada e São Pedro.

Confira o histórico de Alfeu Rodrigues que justifica o projeto de lei:JUSTIFICATIVA

Alfeu Rodrigues nasceu em 12 de outubro de 1934, na cidade de Dois Córregos/SP, no bairro rural de Ventania, filho de Joaquim Rodrigues e Luiza Bergamo.

Casou-se, em 01 de julho de 1961, com Maria Helena Capellini Rodrigues e desta união nasceram 3 filhos: Luiza Helena Rodrigues, Alfeu Rodrigues Junior e Lucio Alexandre Rodrigues.

Cursou a escola primária em Dois Córregos e especializou-se na Escola Industrial em Jaú.

Depois de formado, procurou oportunidade de trabalho na cidade de Campinas/SP e em março de 1955, ingressou na Empresa Singer nesta cidade, como operador de máquinas até 1963. Em junho de 1963, ingressou na Empresa Robert Bosch do Brasil em Campinas.

Em setembro de 1964, trabalhou na empresa Equipamentos Clark, em Valinhos/SP até 1965.

Em 1965, ingressou na Guarda Civil, trabalhando inicialmente na cidade de São Paulo/SP e posteriormente em Campinas/SP. Depois de um tempo, houve a extinção desta função da Guarda Civil, havendo a opção de remoção voluntária, optando pela Policia Civil, onde tornou-se Escrivão de Polícia.

No início de 1974, foi transferido para a cidade de Dois Córregos, na função de Escrivão de Polícia.

Trabalhou ainda como Examinador de Carteira de Habilitação, além de fazer rondas noturnas com os Delegados e investigadores para garantir a ordem e segurança do Município.

Devido à carência de armamento disponível na época, fazia uso e empréstimo de armas e munição particular para combate o crime em Dois Córregos.

Dedicou muitas e muitas noites fora de suas obrigações para atender as necessidades de fazer flagrantes e ocorrências.

Sempre gostou muito da profissão de Escrivão de Polícia, dedicando-se com responsabilidade e compromisso à função, fazendo a Delegacia de Polícia sua segunda moradia.

Fazia cobertura de trabalho em municípios vizinhos, como Mineiros do Tietê, Torrinha e Jaú, quando havia necessidade de cobrir férias de companheiros de profissão.

Atuou com muitos Delegados que estiveram no Município, como Dr. Manuel Cardoso, Dr. Baltazar, Dr. Tadeu, Dr. Márcio Zugliani, Dr. Osvaldo Galvão, Dr. Luis Zago, Dr. Valencise e outros que se tornaram grandes amigos, sem falar dos investigadores e escrivães, que sempre, como companheiros de trabalho, o ajudaram a desempenhar com eficiência sua função.

Em 1985, Alfeu Rodrigues aposentou-se da carreira de Escrivão de Polícia e ajudou a fundar as duas empresas de seus filhos Alfeu Junior e Lucio, sendo a Artepack e Artejato Indústria, empresas do ramo de embalagens que atualmente empregam juntas mais de 300 funcionários diretos, gerando renda e empregos em Dois Córregos.

Alfeu Rodrigues era religioso e participou durante muitos anos, ao lado da esposa Maria Helena, das Equipes de Casais de Nossa Senhora Aparecida.

Pai dedicado à família, formou os três filhos: Luiza, Alfeu Junior e Lucio, que fizeram de Dois Córregos seu município de moradia e trabalho.

Trabalhou até os últimos dias de sua vida. Sempre fazia comentários e contava histórias de sua vida como Escrivão de Polícia, profissão que exercia com entusiasmo e amor.

Dedicou 20 anos a esta função de Escrivão, desempenhando muito bem seu trabalho, com muita

eficiência, dedicação e comprometimento. Fez muitos amigos e companheiros de vida. Querido por todos e muito amado por seus familiares e amigos.

Embora tenha sofrido duas grandes perdas em sua vida, uma da esposa Maria Helena em 2003 e da filha Luiza Helena em 2010, nunca se deixou abater e sempre passava a lição de vida de sermos fortes, perseverantes e acreditar em Deus.

Faleceu em 02 de maio de 2018, deixando muitas saudades a todos que o admiravam. Por todo seu histórico de vida, entendemos que Alfeu Rodrigues faz jus a esta merecida homenagem por parte desta Casa Legislativa.

Helinho Zanatta – Deputado Estadual

l

Comentários
Compartilhe