Espíritos recrudescidos

publicidade

Vive-se um tempo em que os espíritos andam cada vez mais recrudescidos. Qualquer fato envolvendo serviços públicos se torna alvo de críticas contundentes e, por vezes, exacerbadas. Sobretudo nas redes sociais. Não que homens e serviços públicos não devam ser vigiados e criticados. Muito ao contrário! O que se vê, corriqueiramente, porém, são manifestações ácidas e desconexas da realidade. Parte-se para o ataque em face de um fato a avança-se no processo sem antes se tentar conhecer mais sobre ou analisá-lo.

Dias atrás, em pleno sábado, houve um problema num filtro de um dos decantadores da Estação de Tratamento de Água de Dois Córregos. Não demorou o bombardeio pelas redes sociais. O reclamo é até importante, porque ajuda a dar ciência do fato, se por acaso ainda não percebido por servidores da autarquia SAAEDOCO – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Dois Córregos. Mas o azedume das manifestações mostra um claro e desnecessário recrudescimento de espíritos, explícito em palavras amarujentas.

publicidade

Equipamentos apresentam problemas. Os ligados ao serviço público, quando isso ocorre, causam, sim, transtornos. Um problema numa linha do metrô, num grande centro, provoca um caos na vida de pessoas que precisam se locomover. Se ocorre no sistema de distribuição de água, em qualquer localidade, não é diferente. Quando surge, precisa ser reparado. E, para reparar, o serviço precisa ser interrompido. No caso vertente, a crítica ao problema faz sentido. Mas a relativa à interrupção do serviço para conserto, não.

Não faltariam contra-argumentos. Um sistema desses não deve falhar. Deve haver uma vigilância permanente para que não aconteça. Ao surgimento, deve haver esquema de emergência. Primeiro, para evitar que a água chegue suja às torneiras. Segundo, de interligação para que o reparo aconteça sem que ocorra falta de água por determinado período. Isso, de fato, seria o ideal. E, então, por que esse ideal não existe ou não é perseguido? A dedução imediata é a incompetência das autoridades. Não é bem assim!

A Estação de Tratamento de Água tem quase 50 anos. Nesse praticamente meio século, pouco mudou desde quando entrou em operação. Mas continua altamente eficiente e, hoje, responsável por produzir em torno da metade da água consumida no perímetro urbano de Dois Córregos. Em outras palavras, não pode parar. Existe pleno conhecimento das autoridades municipais de que precisa ser amplamente remodelada e até ampliada. Não apenas das de agora, mas também das que atuaram na gestão anterior.

Tanto isso é verdadeiro que a gestão anterior foi em busca de recursos junto ao governo do Estado para perfurar mais um poço tubular profundo. E, a atual, finaliza os trabalhos para que esse poço, agora já perfurado, tenha sua produção incorporada ao sistema público de abastecimento. Depois disso, sem correr risco de falta de água, o caminho é partir para a reformulação da Estação de Tratamento. E por que já não fizeram isso antes? Porque custa milhões de reais, que nem a prefeitura nem a autarquia SAAEDOCO tem.

Ao tempo da gestão anterior, foi desenvolvido projeto de setoramento do sistema de distribuição de água na cidade. Implantado, ao surgimento de um problema ficaria sem água apenas a região afetada. Também seria possível a interligação para que fosse atingido número ainda menor de pessoas. E por que não foi implantado ou não se o implanta? Porque quando concebido, a implantação já custava cerca de 7 milhões de reais. O atual governo atua em processo de controle de perdas, outro problema sério.

Mas como não tem dinheiro, se o SAAEDOCO cobra uma tarifa caríssima pelos serviços de água e esgoto? Está aí outra crítica absurda. Certamente os problemas que existem decorrem justamente do preço muito baixo que a população sempre pagou pela água. Uma das mais baratas entre as 50 cidades que são fiscalizadas pela ARES/PCJ, a agência reguladora que, por determinação legal, controla os serviços. Para comprovar isso, basta acessar o endereço eletrônico http://www.arespcj.com.br/conteudo/39/tarifas-de-agua-em-vigor.aspx.

E quem se atreveria aumentar o preço da água sob argumento de implantar as melhorias que eventualmente são necessárias? Ninguém! Justamente porque seria massacrado. Em serviço público não existe milagre. A autarquia SAAEDOCO possui uma única fonte de renda: o que recebe pela tarifa de água e esgoto. E tem muita gente que não paga em dia. A água. Mas paga religiosamente as contas de energia elétrica e telefone. Críticas são bem-vindas. Mas desde que com informação correta e espíritos amainados.

J A Voltolim

Comentários
Compartilhe