Gestos pequenos, resultados gigantes

publicidade

Gestos pequenos, feitos por pessoas simples, em lugares discretos, podem gerar profunda transformação na vida de inúmeros indivíduos. Essa a constatação que deve inspirar a juventude, seja ela de qualquer idade, a tentar melhorar o mundo.

A vida só vale a pena se você fizer algo de que gosta e de que se orgulha. Não vale passar pela Terra estas poucas décadas reservadas a cada qual e ficar apreciando a paisagem ou reclamando das vicissitudes que o acometem. Ao contrário: se você acordar para o milagre resultante da ação movida pela vontade, verá que não há limites para o sonho.

publicidade

A 4ª Revolução Industrial é uma ameaça consistente e uma promessa instigante. 702 profissões desaparecerão nos próximos anos. Você está preparado para mudar de ramo? Para enfrentar o inesperado?

O segredo é ser ousado, audaz e corajoso. Assumir a inovação como um visionário. Ainda que pareça utopia. Como dizia Cousteau: “não sabia que era impossível! Foi lá e fez!”.

O jovem tem um olhar crítico muito agudo. Ele enxerga o que está errado, o que não funciona, o que é perda de tempo. Daí o convite que uma situação que lhe parece calamitosa está a fazer: – “Como você resolveria esse problema? Se estivesse à direção, no comando, tivesse poder, o que faria?”. Ora: você tem um poder enorme de ser empreendedor criativo.

Empreender. Superar dificuldades. Veja o que acontece com o ambiente maltratado. Inúmeras as causas. Você não tem a receita para eliminar ou ao menos debilitar uma delas?

Examine a fragilidade e a miséria da educação em todos os níveis. Será que você não pode fazer nada para ajudar a criança ou o jovem a pensar? Veja o que acontece com a violência. Precisaremos conviver quanto tempo mais com a vergonhosa cifra de 60 mil mortes de jovens por ano? E o que acontece no trânsito?

Você não tem ideia de nada? Não teria uma solução ou encaminhamento? Então o mundo está mesmo perdido?

Não pode ser assim. Muita gente está mostrando que não. Trabalhar em contexto desafiador e adverso, persistir mesmo diante de retrocessos e frustrações. Mas confiar na sua possibilidade de melhorar a vida do semelhante. A satisfação que isso causa não tem preço. Tente e mude a sua história e a história de tantos outros que não têm sua inteligência, sua vontade e sua lucidez. O mundo precisa de você!

*José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente universitário da Uninove e Unianchieta, palestrante e conferencista.

Comentários
Compartilhe