Dois Córregos no combate à pandemia

publicidade

O município de Dois Córregos encontra-se fielmente engajado nas orientações da Organização Mundial de Saúde, mostrando-se eficaz no combate à pandemia Covid 19. Os números mostram uma radical mudança no rumo da doença, que nesta semana mostrou uma queda substancial do número de infectados.

De acordo com o boletim epidemiológico, diariamente publicado no sítio da Prefeitura, o número de infectados no dia 16 de março de 2021, era de 22 pessoas. Uma redução significativa, pois há cerca de um mês, o pico da doença no município, chegou a 339 casos, maior incidência desde o início da pandemia em março do ano passado.

publicidade

Esta redução, reflete uma maior conscientização da população, diante das extremas medidas de confinamento determinadas pela Prefeitura do Município que reduziu o horário de funcionamento do comércio, fechamento das escolas, com aulas pela internet somente, estabeleceu medidas de higiene, definiu medidas de segurança e higiene nos estabelecimentos comerciais e tantas outras medidas que propiciaram a redução de aglomerações  e o trânsito de pessoas pela cidade, além de um “lock-down” total no período de 5 de março a 8 de março passado. Também contribuiu para a redução de casos, a campanha de vacinação que até o boletim publicado em 16 de março, vacinou 1870 pessoas com a primeira dose e 651 pessoas com a segunda dose, totalizando 2521 doses aplicadas. Estes números, mostram um percentual de pessoas já vacinadas em relação à população de Dois Córregos, de aproximadamente 7,5% com a primeira dose, o que é bastante relevante, considerando os percentuais publicados no Brasil.

Além da boa notícia da redução do número de casos, Dois Córregos apresentou um projeto para a aquisição de 34 mil doses da vacina Sputinik-V, desenvolvida pelo Centro Gamaleia da Rússia, e que, pelos resultados até agora apresentados, mostrou-se eficaz em 91,6% contra a Covid 19 e um ótimo perfil de segurança, segundo dados preliminares de uma pesquisa publicada no periódico “The Lancet”, o que deu credibilidade à vacina, uma vez que seus pesquisadores são independentes na avaliação dos resultados.

As 34 mil doses da vacina Sputinik-V, associadas às vacinas do Butantã que vêm sendo recebidas do governo federal, propiciarão autonomia ao município, permitindo em breve espaço de tempo, a aplicação da primeira e segunda doses dos imunizantes, com intensos benefícios para a nossa população.

Enquanto estamos aguardando esta nova etapa, é de primordial importância, para a sua própria proteção e de outras pessoas, que todos sigam as instruções da Organização Mundial da Saúde quanto aos quesitos de proteção e segurança, mediante simples precauções como: -distanciamento social; -uso correto e intenso de máscaras; -manutenção de ambientes ventilados; -evitar aglomerações; -lavar as mãos com frequência ou, se não for possível, utilizar álcool em gel 70%; -ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com um lenço, ou com o cotovelo; -evitar viagens, passeios e visitas a parentes e amigos; -e; observar as instruções e determinações legais impostas pelas autoridades governamentais locais e em nível nacional.

Atualizando…

Tomei conhecimento de que foi cancelada a compra da Sputink-V, pois o Governo Federal confisca todas as doses dos consórcios de municípios para a distribuição equânime em nível nacional. Por tratar-se de valor muito alto, o município não poderá arcar com um custo que não beneficia sua população.

 

 Oscar de Oliveira Lima – oscarlima.100@gmail.com

 

 

Comentários
Compartilhe