PEROLAS DANTESCAS – Na adolescência eu era tímido. Agora sou temido

publicidade

NOSTALGIA

             Você com certa idade, com mais tempo de vida, lembra do bolo de fubá, da manteiga caseira, do pão também feito em casa, do ovo frito, do queijo mineiro comprado da vizinha, do leite gordo vendido de porta em porta, daquela fumegante sopa de mandioca com caldo de feijão, um doce de abóbora, um café fumegante passado no coador de pano tudo feito no fogão a lenha, que na verdade era uma desgraça, temos que dar um ponto favorável ao de gás bem mais limpo e pratico.

publicidade

Lembra ainda, porque logo não vai ter mais isso aí. A moçada de hoje come pão integral industrializado, margarina que é feita de vegetais processados um nojo, suco industrial em caixa ou lata com aditivos maléficos, leite UHT que dura quatro meses numa embalagem tetra pak e que é ultra pasteurizado pelo sistema que passa por um tratamento térmico a alta temperatura e que contem estabilizante tripolifosfato de sódio, difosfato de sódio e mono fosfato de sódio e citrato também de sódio, uma barbaridade isso tudo, e queijos light com gosto de caixa de isopor. Até o café de coador  vai pra cucuia, em troca do abominável café granulado em vidro ou lata.

Pode ir dando um adeus na laranja para descascar e comer e sim boas vindas ao suco de laranja já pronto com um monte de ingredientes como aroma natural imitação de laranja, vitaminas C, D e A, acidulante, cor idêntico o amarelo laranja, antioxidante, acido ascórbico, estabilizante goma guar e corantes naturais de cúrcuma e urucum etc. etc.

A sopinha pronta de hoje tem mandioquinha com cebola e salsa no envelopinho, mais maltodextrina, composto lácteo com gordura vegetal, queijo em pó, extrato de levedura, cúrcuma, realçadores de sabor, glutamato monossodico e inosinato dissodico, mais o espessante gomaguar, aromatizante, corante inorgânico, dióxido de titânio e corante caramelo IV. Uma verdadeira bomba para o meu frágil estomago. Tudo isso encontrado nas lojas de alimentos e supermercados. Muito cuidado meu amigo – antes de comprar leia a bula dos alimentos, digo, os ingredientes. E visite a seção de frutas, verduras e legumes antes que vire uma peça de museu.

A SOGRA E A NOIVA

             O rapaz todo feliz, chega em casa e diz:

–- Mãe fiquei noivo. Vou casar e quero que a senhora conheça minha noiva.

A mãe toma um susto, mas como progenitora moderna fica quieta.

–- Não se preocupe. Ela é uma moça muito boa e educada. Ótima família. Vou trazê-la aqui para a senhora conhecer.

Chega ela e suas três irmãs.

A mãe observa as quatro jovens com atenção e mau humor.

O filho se aproxima e fala todo animado para a mãe:

–- O que a senhora achou? E fazendo uma brincadeira para descontrair o ambiente pergunta ainda: –- Adivinha qual delas é a minha noiva?

–- Aquela de blusa branca.

–- Puxa mãe! Como é que a senhora acertou?

–- É que eu não gostei dela!

NO JULGAMENTO

O juiz para a testemunha:

–- Que o depoente fale do estupro. Que não utilize das palavras de baixo calão para os presentes, como está contida nos autos. Que use de sinônimos e metáforas do ato presenciado.

–- Pois é excelência. Eu estava no barracão ao lado da sala onde sucedeu o ocorrido. Estava pintando uma parede e dava para ver tudo. Quando vi perfeitamente com esses olhos que Deus me deu, o Bastião pegar um baita dum sinônimo e enfiar na metáfora da pobrezinha.

PERGUNTINHA INOCENTE

Quanto ganha um político em Brasília?

–- Ganha quanto quer.

O EDIL

             O prefeito da pacata cidade do sertão nordestino não conseguiu terminar nenhuma obra publica.

Em todas faltavam 10%

.CAFÉ SEM AÇÚCAR

Depois de algum tempo sem se verem, duas amigas marcam um encontro num shopping para um bom bate-papo.

Começa a conversa:

–- Olá! Como vão as coisas?

–- Tô indo bem. E você? Como está o maridão?

–- Você não soube? Ele morreu já faz um mês.

–- Nossa! Eu não sabia! Que tragédia! O que aconteceu?

–- Pedi para ele ir ao mercado comprar açúcar para o café; daí veio um ônibus e o atropelou. Ele morreu na hora!

–- Nossa! Que coisa mais triste! E o que é que você fez?

–- Tomei café sem açúcar!

josé nelson dante

Comentários
Compartilhe