Palavras hostis

publicidade

O título que uso é a tradução literal do italiano da expressão Parole Ostili, que é um movimento criado em 2017 na Itália. Trata-se de um projeto social de conscientização contra a violência por meio da palavra. Um acordo de partilha de responsabilidades, incentivando manifestações pessoais on-line respeitosas e civilizadas, face aos abusos atuais nas redes sociais.

Inspiro-me na seção Ponto de Vista, da RIE-Revista Internacional de Espiritismo, edição de julho de 2021 que, em texto de Cássio Leonardo Carrara aborda a “(…) terra de ninguém, prevalecendo a intolerância e a violência verbal, injustificadas na maioria das vezes. (…)”, em que se transformou o mundo virtual.

publicidade

Diversas prefeituras de cidades italianas já assinaram o manifesto, adaptado a partir de 10 (dez) princípios basilares para diversos âmbitos dos segmentos sociais, dentre os quais as empresas, a política, o governo, a infância, o esporte, a ciência e a inclusão. Intuito é frear o ímpeto vigente e descontrolado para o confronto virtual, conclamando a sociedade para o uso do bom-senso e do discernimento. E, claro, valorizando o respeito na comunicação humana.

Visite o site específico:   https://paroleostili.it/ e conheça o projeto. Inclusive os dez princípios basilares, nobres em sua essência, também evidenciando esse esforço contínuo de melhorar o ambiente do planeta por meio de hábitos saudáveis e respeitosos, frutos do amor que deve vigorar inclusive a partir da comunicação, ainda que virtual.

– Orson Peter Carrara –

Comentários
Compartilhe